Coisas que gostei em O Andarilho das Sombras de Eduardo Kasse Ed Draco.

 

 

562934_452750564755791_959192777_nO Andarilho das Sombras – Eduardo M. Kasse – 378 páginas – Editora Draco – 1a Edição 2012

Demorei muito para falar deste livro, justamente por causa do título das minhas resenhas – o que mais gostei em O Andarilho das Sombras foi…, pois só conseguia completar com – tudo.

Na verdade, eu não gostei, eu adorei Andarilho das Sombras. Quando comprei o livro, no entanto, fui redondamente enganada pelo autor. Explico, fantasia histórica não é o primeiro item na minha fila de leituras, embora seja tão fascinada por História que esta disciplina chegou a ser cogitada como uma opção de carreira. Além de não ser muito chegada ao assunto “beber sangue e ser imortal”.

– Não é um livro sobre vampiros, ele me disse.

Eduardo Kasse não mentiu nesta parte, não se trata disso, mas o personagem se alimenta do sangue dos vivos e o autor narra estas passagens com tal maestria que agradeço muito ter sido ludibriada.

O livro conta a saga do filho de nobres Harold Stonecross, um ser imortal, amaldiçoado pelos deuses antigos, perseguido pela igreja católica, a quem despreza acima de tudo. Usufruindo do conforto que rouba dos nobres e padres, título e ouro, respectivamente, ele não sente culpa ou arrependimentos, aceita a sua jornada pela imortalidade quase como uma dádiva, a despeito das circunstâncias que o transformaram. De vila em vila escolhe suas vítimas e seduz mulheres.

São duas as linhas cronológicas da narrativa, a atual e a passada, tão bem costuradas que não dá para se perder, o leitor é conduzido com acuidade pelas entrelinhas, situando-o no momento que está sendo explorado naquela determinada parte. A leitura acaba sendo arrebatadora e só no final ficamos sabendo que evento/maldição tornou Harold Stonecross imortal.

Quanto a parte histórica do livro, ele se passa nos séculos X e XI na Inglaterra. O mais legal, além da trama e estilo narrativo, é que, ao invés de centralizar a ação num determinado evento histórico, importante e conhecido, ela corre pelos caminhos do homem comum daquela época. O autor teve o cuidado de pesquisar profundamente os hábitos das pessoas, nobres, religiosos, camponeses, ermitões – não heróis – pessoas como eu e você. E não se pode dizer que Harold é um herói, ou uma vítima, ele é assim como nós, meros mortais, só que não…  já que no caso de Harold ele vive para sempre. Eduardo Kasse nos diz no seu livro das pessoas e costumes da época, do que eram feitas as casas e abrigos, o que comiam e como eram cultivados, comprados, preparados seus alimentos, passando pelo vestuário, armas, hábitos, músicas etc.  Tudo é tão vívido que dá até para sentir o cheiro da comida, ouvir os animais na mata, perceber a textura das roupas no corpo.

Há outros dois livros da saga, que se chama Tempos de Sangue, um que se passa na Itália, Deuses Esquecidos, neste é o camponês Alessio que recebe a maldição e outra, Guerras Eternas, que retorna à Inglaterra no século XII onde encontramos novamente Harold Stonecross e outros imortais.

Recomendo muito a leitura destes livros, para quem gosta de ficção histórica e para quem não gosta, para quem gosta de bebedores de sangue e para quem não gosta, para quem gosta de heróis clássicos e principalmente para quem não gosta.

http://eduardokasse.com.br/blog/2015/08/13/a-literatura-e-a-economia-criativa/

http://editoradraco.com/2012/06/11/pre-venda-com-20-desconto-e-frete-gratis-de-o-andarilho-das-sombras-eduardo-kasse-2/

 

Advertisements

About claudiadu

Sou professora e escritora. Gosto de ler e escrever Ficção Científica e Fantasia. O resto é bobagem. Livros: O Caminho do Príncipe Matando Gigantes Um Pequeno Livro de Poemas, 70% Água Na Taverna do Capitão Destroços Contos do Mimeógrafo Noveletas: IICO Contos publicados: Gente é Tão Bom - Trasgo no. 1 O Tesouro de Nossa Senhora dos Condenados, Coletânea Piratas - Editora Catavento Lolipop, Coletânea Boy's Love - Editora Draco Monsuta - Shi, Coletânea Dragões - Draco Encaixotando Nina - Cobaias de Lázaro Invasão de Corpos - co autoria, Cobaias de Lázaro Seduzindo Oliver - co-autoria, Cobaias de Lázaro A Princesa no Escafandro Cor-de-Rosa - Contos Sonoros do Meia Lua Pra Frente e Soco Extensão - Contos Sonoros do Meia Lua Pra Frente e Soco A sair em breve: Retrônicos, coletânea - editoração e conto O Menino Jaguar e o Escudo do Sol - Trasgo 10

Posted on November 21, 2015, in Uncategorized. Bookmark the permalink. Leave a comment.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: