Ritmo 3 – Conjunto, Sequência, Alternância – Dicas Para o Escritor Iniciante 22

Lello

C. Sequência e Alternância

Relembrando o post Dicas Para o Escritor Iniciante no. 4 – Ação Dramática. O conjunto de cenas amarrados em um capítulo/livro é chamado de ação dramática. São cinco os elementos que compõe a ação dramática – o suspense, o ‘flash-back’, a reviravolta, o descanso e a repetição.

Escrever com instinto é muito interessante, na verdade,  este “instinto” decorre do fato de que todo o escritor leu muito na vida (pelo menos é o que se espera que tenha feito) e estes elementos estão presentes no seu subconsciente, sem perceber o autor copia uma fórmula passada de geração em geração. Como um químico, ele não criará nenhum elemento novo, trabalhará unindo aqueles que conhece, de uma forma particular e pessoal.

Gosto muito da fórmula – folha em branco + ideia na cabeça. No entanto, a partir do momento que se debruçar sobre a ideia com o intuito de torná-la mais do que algumas linhas, comece a delinear a esboçar a sequência do conto ou livro. Um bom esboço garante uma boa recompensa.

Este esboço pode ser ideias no papel, um sumário com o resumo de cada capítulo e os acontecimentos dentro dele.

Qual a importância deste esboço? Existe uma determinada sequência para que os elementos combinem e não explodam ou vaporizem.

Vamos supor que você está escrevendo um livro sobre uma terra alternativa (principal elemento da fantasia de hoje – Tolkien/Martin) e decida começar descrevendo a geografia de todo o continente e os hábitos de cada povo, dedicando 100 páginas sobre o assunto, sem suspense, reviravolta, “flash-back” ou repetição. O único elemento utilizado foi o ‘descanso’. Acredito que até você irá bocejar quando ler, por mais rica e detalhada que seja a sua descrição.

Este é um exemplo simples de como a organização sequencial pode ajudar na construção do seu livro/conto.

A Espada Encantada – ideia principal – um menino encontra uma espada que o leva para um mundo paralelo onde ele é confundido com o príncipe herdeiro do reino.

Parte/Capítulo 1 – Suspense/Descanso/Flash-back – Como faz todas as manhãs, Artur caminha pelo bosque e encontra uma espada presa em uma pedra/Encolhe as mangas da camisa branca e pousa seus curiosos olhos negros sobre a imensa espada reluzente, estende seus bracinhos magros de garoto e pensa/ “Será que vou poder levar para casa? Quando levei aquele gato morto, minha mãe brigou comigo!”

Parte/Capítulo 2 – Reviravolta/Repetição/Suspense ….

Delineie sua ideia – pode ser o título e os elementos que farão parte da parte/capítulo, um resumo de cada parte/capítulo, o objetivo de cada parte/capítulo ou mesmo aquelas linhas aleatórias que você escreveu em outra ocasião e que agora quer tornar um todo. Depois de certa prática essas sequências e as suas alternâncias tornam-se naturais.

Após situações mais dramáticas, o leitor precisa do silêncio para digerir os acontecimentos, de repetição para fixar conteúdo, descrição para imersão no cenário e  ‘flash-back’ para entender melhor as motivações. Não necessariamente usamos esses elementos como moderadores, podemos usá-los como reforço ao suspense ou à reviravolta.

Ou seja, na arte tudo é uma questão de harmonia.

 

Advertisements

About claudiadu

Sou professora e escritora. Gosto de ler e escrever Ficção Científica e Fantasia. O resto é bobagem. Livros: O Caminho do Príncipe Matando Gigantes Um Pequeno Livro de Poemas, 70% Água Na Taverna do Capitão Destroços Contos do Mimeógrafo Noveletas: IICO Contos publicados: Gente é Tão Bom - Trasgo no. 1 O Tesouro de Nossa Senhora dos Condenados, Coletânea Piratas - Editora Catavento Lolipop, Coletânea Boy's Love - Editora Draco Monsuta - Shi, Coletânea Dragões - Draco Encaixotando Nina - Cobaias de Lázaro Invasão de Corpos - co autoria, Cobaias de Lázaro Seduzindo Oliver - co-autoria, Cobaias de Lázaro A Princesa no Escafandro Cor-de-Rosa - Contos Sonoros do Meia Lua Pra Frente e Soco Extensão - Contos Sonoros do Meia Lua Pra Frente e Soco A sair em breve: Retrônicos, coletânea - editoração e conto O Menino Jaguar e o Escudo do Sol - Trasgo 10

Posted on January 5, 2014, in Dicas Para Escritores Iniciantes. Bookmark the permalink. Leave a comment.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: