Ritmo 2 – Conjunto, Sequência, Alternância – Dicas Para o Escritor Iniciante 20

salas-de-livros61

Parte A –

“Minha vida é feita de camadas, umas rocha, outras nada, entre elas, gelatina” C. Dugim

1 – Conjunto do personagens

Estudo recente(*) aponta que nossa capacidade de relacionamento na internet é de no máximo 150 amigos, nosso neocortex não tem capacidade de armazenar informações que sejam relevantes no sentido que a palavra “amigo” sugere (detalhes pessoais e de personalidade) mais que este número podemos chamar de conhecidos casuais ou grupais com os quais podemos ter interação e não intimidade, com outros ainda, nem interagimos, pertencem ao campo das informações sociais adicionais.

Transporte esta amizade e interação para o conjunto dos personagens de um livro. De quantos personagens você consegue guardar informações ao ponto da identificação? Estes formam o conjunto principal.

Com quantos personagens há interação a ponto de inferir contexto? Estes formam o conjunto de interação.

Quantos dão suporte e fornecem corpo à trama? Estes são o grupo amalgama.

A quantidade ou qualidade de detalhes destes personagens tem relação direta com o tamanho da história, tanto físico (quantidade de páginas/capítulos) quanto espaço/temporal (duração da trama e cenário).

Conjunto

Quanto mais nuclear, mais informações precisaremos: características físicas e de personalidade, interesses, ambições, formação e passado(família, arrependimentos etc.).

Por isso quando nos deparamos com um texto onde um personagem completamente figurativo ganha cores em demasia perdemos a noção do conjunto e o foco na história. Pois nosso cérebro entende que, se este personagem ganhou projeção, ele tem algo mais a oferecer à história e se os personagens forem muitos e a história muito longa, o leitor substituirá um personagem secundário por um figurativo e perderá a concentração. A história parecerá confusa e desinteressante.

Não se trata de uma questão de estilo ou conteúdo, é puramente intelectual, está dentro da nossa capacidade cerebral e de como processamos informações. Personagens secundários e figurativos podem tanto tornar a história mais real e surpreendente quanto tomar o lugar dos principais. O núcleo passa a não existir mais e a história implode sobre si mesma.

Não há impedimentos para que transformemos um personagem secundário, ou mesmo um figurante em principal, mas este deve ser o objetivo do personagem, deve estar dentro do contexto da história e ser conduzido de forma a que o leitor entenda que esta mudança ocorreu de fato. Não foi um capricho do escritor detalhista.

“Como o conteúdo deste capítulo é muito extenso para a entrada original na Skynerd, estou publicando em partinhas”

referência para o 1o. parágrafo –

http://super.abril.com.br/blogs/superblog/cerebro-comporta-no-maximo-150-amigos-diz-estudo/

link para o site original

https://skynerd.com.br/perfil/Oldynerd/post/917633-quero-ser-escritor-20-rimo-2-conjunto-sequ%C3%AAncia-altern%C3%A2ncia

 

Advertisements

About claudiadu

Sou professora e escritora. Gosto de ler e escrever Ficção Científica e Fantasia. O resto é bobagem. Livros: O Caminho do Príncipe Matando Gigantes Um Pequeno Livro de Poemas, 70% Água Na Taverna do Capitão Destroços Contos do Mimeógrafo Noveletas: IICO Contos publicados: Gente é Tão Bom - Trasgo no. 1 O Tesouro de Nossa Senhora dos Condenados, Coletânea Piratas - Editora Catavento Lolipop, Coletânea Boy's Love - Editora Draco Monsuta - Shi, Coletânea Dragões - Draco Encaixotando Nina - Cobaias de Lázaro Invasão de Corpos - co autoria, Cobaias de Lázaro Seduzindo Oliver - co-autoria, Cobaias de Lázaro A Princesa no Escafandro Cor-de-Rosa - Contos Sonoros do Meia Lua Pra Frente e Soco Extensão - Contos Sonoros do Meia Lua Pra Frente e Soco A sair em breve: Retrônicos, coletânea - editoração e conto O Menino Jaguar e o Escudo do Sol - Trasgo 10

Posted on December 16, 2013, in Dicas Para Escritores Iniciantes. Bookmark the permalink. Leave a comment.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: