Ritmo 1 – Pontuando a História – Dicas Para o Escritor Iniciante 19

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 O Universo pulsa, nós pulsamos. Somos ondas de energia a pulsar pelo infinito. Portanto, tudo é música aos nossos ouvidos e olhos.

As palavras nos agradam quando preenchem nossas expectativas na sua forma, conteúdo e ritmo. A música e a poesia são rítmicas. O que significa este ritmo na prosa? Considerando que a prosa lida não é audível como a música, ou não nos parece toante como a poesia. É nossa capacidade sinestésica que funciona, nossos sentidos misturados pela experiência e a memória podem transformar uma foto de fruta em seu cheiro ou o som de uma badalada no formato e textura do metal de um sino. É assim que o caminhar de palavras no papel dá ritmo às histórias, nos apresentando a uma cadência resiliente.

Já citei o ritmo antes, mas indiretamente. Vamos começar colocando alguns pontos e vírgulas, literalmente.

Não escrevo usando muitos pontos e vírgulas, mas deveria, isto é, precisaria usá-los mais, amá-los. O Português, esta língua fresca e rítmica é cheia de possibilidades. Diria até que o ritmo do brasileiro não vem só dos tambores e das sílabas bem definidas, vem também das vírgulas bem colocadas.

Dentro do parágrafo o ponto cria um paralelo entre os assuntos/ações.

“A música do novo hino não tinha letra, e as pessoas gostavam de cantar o antigo hino da União Soviética, de forma que foi decidido retomar a antiga música. O debate era, em resumo, sobre uma nova compreensão do que era a Rússia, questão que muitos russos ainda não se sentem capazes de responder a contento.” Arte sob Pressão – Diversidade na Era da Globalização – Joost Smiers – 2006

O ponto não é excludente de assunto ou importância. Situando o contexto em paralelo ele tem duas funções: dar tempo ao leitor para pensar e mostrar uma possibilidade (seja explicativa, conclusiva, paradigmática etc.)dentro do mesmo tema.

Pegue qualquer bom livro da sua estante abra numa parte em que há parágrafos consecutivos sem diálogos para separá-los. Qual o foco dos parágrafos?

Fechei os olhos e peguei um livro. The Walking Dead – A Ascensão do Governador, página 208. Encontrei três parágrafos: no primeiro o personagem janta e a comida não cai bem e ele havia passado por noites mal dormidas; no segundo o sono demora a chegar e é acompanhado por um mal estar e no terceiro tem um pesadelo.

Uma boa delimitação de parágrafos dá ao leitor a sensação de que está participando do desenrolar da história. Sem atropelos ou demoras. (Sou refém dos atropelos)

Sugiro uma boa olhada em outros livros e também uma estudada na pontuação e suas funções, incluindo: barras, travessões, pontos de exclamação etc. É surpreendente como se pode abraçar melhor a sentença e os parágrafos com ajuda destes símbolos. Levando o texto para longe dos olhos e mais perto do coração.

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About claudiadu

Sou professora e escritora. Gosto de ler e escrever Ficção Científica e Fantasia. O resto é bobagem. Livros: O Caminho do Príncipe Matando Gigantes Um Pequeno Livro de Poemas, 70% Água Na Taverna do Capitão Destroços Contos do Mimeógrafo Noveletas: IICO Contos publicados: Gente é Tão Bom - Trasgo no. 1 O Tesouro de Nossa Senhora dos Condenados, Coletânea Piratas - Editora Catavento Lolipop, Coletânea Boy's Love - Editora Draco Monsuta - Shi, Coletânea Dragões - Draco Encaixotando Nina - Cobaias de Lázaro Invasão de Corpos - co autoria, Cobaias de Lázaro Seduzindo Oliver - co-autoria, Cobaias de Lázaro A Princesa no Escafandro Cor-de-Rosa - Contos Sonoros do Meia Lua Pra Frente e Soco Extensão - Contos Sonoros do Meia Lua Pra Frente e Soco A sair em breve: Retrônicos, coletânea - editoração e conto O Menino Jaguar e o Escudo do Sol - Trasgo 10

Posted on December 11, 2013, in Dicas Para Escritores Iniciantes. Bookmark the permalink. 1 Comment.

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