Os Limites da Prosa ?!?!?!? – Dicas Para o Escritor Iniciante 15

Estante antiga

Este foi o tema de uma palestra que assisti na FLIP, comprei alguns ingressos para a tenda. Alguns dos debates não foram o que eu esperava: primeiro – as perguntas eram mecanicamente respondidas; segundo –  os mediadores, bancados pelos patrocinadores eram de doer; terceiro – os debatedores eram muito chatos. Mais uma razão, dava para assistir sem pagar, um calor danado e a tenda teve as laterais erguidas. Outros foram muito bons, um desses, com um título bem insano – Os Limites da Prosa, e um bom mediador.

Como bem disse Vic Moura não existe limites. Nem limites para a imaginação, nem limites para o que o papel/tela recebe (tinta, escrita, manchas e outras).

Uma faca de dois gumes, esta falta de limites!

Como ser ilimitado?

Esta é a questão. Quanto mais elaborada a prosa, mais puro e consistente se torna o estilo do autor. E quanto mais pura mais seu sentido é perdido!

Acredito que o que nos trava na hora de escrever são nossos próprios limites.

Os limites básicos – falta de leitura ou do hábito de escrever, pouco ou nenhum conhecimento estrutural.

O escritor que não domina sua própria língua se torna escravo de fórmulas prontas. Sua visão única – todas são únicas – é descrita com clichês e lugares comuns, sua identidade se perde no universo da mesmisse.

Limites Lógicos – o mundo real funciona segundo uma lógica (matemática, física, química, biológica e moral)

Perdido em explicações e descrições para justificar dentro deste mundo real, o que está dentro da imaginação, o que seria prosa fértil, torna-se compêndio do inexistente.

Limites Ideológicos – o que aprendemos como o certo, aquilo que “vale a pena ser transmitido”

Enquanto a ética nos mantém agregados e seguindo a linha da evolução física, ela nos impõe uma barreira ao novo, quebrar esta barreira não é fácil. Consiste em descobrir dentro da nossa escrita uma ética própria capaz de fazer as histórias evoluírem e corroborando ou criticando ideologicamente nossa verdade.

Limites Psicológicos – ao contrário da tela/papel à nossa frente, não somos uma página em branco.

Todas as experiências que carregamos; boas ou más, estarão presentes no que escrevemos. E isto precisa ficar claro para quem escreve. É catarse o que se busca? Redenção? O auto conhecimento pode ser um abismo sem fim ou a chave para a liberdade.

Acho que para escrever sem limites é preciso conhecer onde está esta linha e ultrapassá-la com a certeza de que quem está dentro do limite (o leitor) será capaz de nos perceber do lado de fora.

“A busca pela verdade não existe. O que existe é a jornada pela sua própria verdade e a necessidade de se aparecer desnudo” J. Banville

Advertisements

About claudiadu

Sou professora e escritora. Gosto de ler e escrever Ficção Científica e Fantasia. O resto é bobagem. Livros: O Caminho do Príncipe Matando Gigantes Um Pequeno Livro de Poemas, 70% Água Na Taverna do Capitão Destroços Contos do Mimeógrafo Noveletas: IICO Contos publicados: Gente é Tão Bom - Trasgo no. 1 O Tesouro de Nossa Senhora dos Condenados, Coletânea Piratas - Editora Catavento Lolipop, Coletânea Boy's Love - Editora Draco Monsuta - Shi, Coletânea Dragões - Draco Encaixotando Nina - Cobaias de Lázaro Invasão de Corpos - co autoria, Cobaias de Lázaro Seduzindo Oliver - co-autoria, Cobaias de Lázaro A Princesa no Escafandro Cor-de-Rosa - Contos Sonoros do Meia Lua Pra Frente e Soco Extensão - Contos Sonoros do Meia Lua Pra Frente e Soco A sair em breve: Retrônicos, coletânea - editoração e conto O Menino Jaguar e o Escudo do Sol - Trasgo 10

Posted on November 4, 2013, in Dicas Para Escritores Iniciantes. Bookmark the permalink. Leave a comment.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: