Direitos Autorais – Dicas Para o Escritor Iniciante 2

K7C4xjdHOIgmAw3X7lMgUDv2UnJ!3iAshZZhP8nYFuoUIwerKy4ngZeYc90i2584fN5lZa8B4Kc=

Image

O que é o Registro na Biblioteca Nacional?

E uma certificação que comprova que o texto é de sua autoria e você tem direito legal sobre ele.

Por que registrar o seu conto/livro na Sessão de Direitos Autorais da Biblioteca Nacional?

Em primeiro lugar essa é uma exigência de todas as editoras sérias, independentes ou não, para que seu livro seja avaliado para posterior publicação. Em segundo lugar para garantir que, em caso de plágio, a comprovação legal da autoria será fácil e sem necessidade de reunir provas, testemunhos e passar por longas audiências.

Como fazer:

1 – Seu texto tem que estar revisado, faça uma revisãoo profissional como sugerido no capítulo anterior ou peça a um amigo com bons conhecimentos ortográficos para fazê-lo.

2 – Imprima seu texto em papel formato A4, fonte Times New Roman corpo 12, margens de 2 a 3 cm e espaçamento entre as linhas de 1,5. Não é obrigatório, mas torna mais padronizado como os outros textos recebidos pela Biblioteca Nacional, além deste formato ser interessante quando apresentá-lo às editoras.

3 – As páginas devem estar numeradas, também é recomendável fazer um cabeçalho com o nome do livro e do autor.

4 – Dê um visto em todas as páginas.

5 – Não encaderne ou grampeie. Coloque as folhas soltas num envelope.

6 – Imprima o formulário”Requerimento Para Registro E/Ou Averbação” que está no site da Biblioteca Nacional, na área de Reserva de Direitos Autorais e preencha.

7 – Preencha a GRU no mesmo site e imprima. Pague a taxa de registro.

8 – Envie pelo correio em encomenda registrada ou entregue pessoalmente à Biblioteca Nacional os seguintes documentos:

Envelope com a cópia do seu texto

Cópias de RG e CPF

Cópia de Comprovante de Endereço

GRU paga

Formulário preenchido.

 

Após um período de 20 a 90 dias, dependendo da região em que mora e se a entrega foi feita pessoalmente ou pelo correio, você receberá a sua certificação com o número do registro que poderá ser inserido nas cópias que serão enviadas às editoras para avaliação.

Não é possível fazer o registro eletronicamente.

ISBN (International Standard Book Number)

O ISBN não é o registro de direitos e não funciona como documento legal, ele é um código de produto para venda no mercado nacional e internacional, que serve para identificar o livro, inclusive quanto à edição. A Biblioteca Nacional representa a ISBN no Brasil, por isso é necessário tirar antes o Registro na Biblioteca e depois o ISBN. O ISBN fica a cargo das editoras, sejam elas independentes ou tradicionais e é obrigatório por Lei.

Então você não deve se preocupar com este registro, a única exceção se aplica quando o autor decide se autopublicar, como sugerido no capítulo 24, pois faz parte dos processos das empresas/editoras. Ao entrar no site www.isbn.bn.br você terá que fazer seu cadastro como editor. Aconselho consultar a seção “Dúvidas Frequentes”, para que tenha uma ideia da questão administrativa envolvida neste registro, pois enquanto o Registro na Biblioteca permite fazer alterações no texto através de averbações. No ISBN, qualquer alteração necessitará de um novo registro, com novo procedimento e taxas.

Advertisements

About claudiadu

Sou professora e escritora. Gosto de ler e escrever Ficção Científica e Fantasia. O resto é bobagem. Livros: O Caminho do Príncipe Matando Gigantes Um Pequeno Livro de Poemas, 70% Água Na Taverna do Capitão Destroços Contos do Mimeógrafo Noveletas: IICO Contos publicados: Gente é Tão Bom - Trasgo no. 1 O Tesouro de Nossa Senhora dos Condenados, Coletânea Piratas - Editora Catavento Lolipop, Coletânea Boy's Love - Editora Draco Monsuta - Shi, Coletânea Dragões - Draco Encaixotando Nina - Cobaias de Lázaro Invasão de Corpos - co autoria, Cobaias de Lázaro Seduzindo Oliver - co-autoria, Cobaias de Lázaro A Princesa no Escafandro Cor-de-Rosa - Contos Sonoros do Meia Lua Pra Frente e Soco Extensão - Contos Sonoros do Meia Lua Pra Frente e Soco A sair em breve: Retrônicos, coletânea - editoração e conto O Menino Jaguar e o Escudo do Sol - Trasgo 10

Posted on August 27, 2013, in Dicas Para Escritores Iniciantes. Bookmark the permalink. 3 Comments.

  1. Priscila Marques

    Olá Cláudia,
    Eu e minha amiga estamos escrevendo um livro em conjunto, como fica o registro de direitos autorais neste caso?
    Como enviar o texto para uma revisão profissional sem correr o risco de plágio?

    • No formulário de registro na Biblioteca Nacional (link abaixo) você pode inserir até três autores – requerentes, só não se esqueça ao mandar as cópias da documentação de cada autor (RG, CPF, Comprovante de Residência). Quando há mais autores o registro é diferente.
      Quanto aos revisores, uma boa maneira é enviar para alguém de confiança antes. De qualquer forma se o texto está no seu computador, você pode provar que é seu, só tomará mais tempo e dinheiro para acionar a justiça e advogados. Agora quanto ao leitor crítico/revisor, se você contratar um profissional qualificado, com experiência isso não acontece.
      Nunca envie seu texto para autores já contratados por editoras, geralmente há uma cláusula contratual que os impede de ler/opinar sobre originais de autores não publicados.
      Espero que tenha ajudado, abraços http://www.bn.br/portal/arquivos/pdf/formularioRequerimentoRegistro.pdf

      • Priscila Marques

        Ajudou muito! Estou estudando todas as suas dicas e tentando aplicá-las diariamente. Obrigado pelo ótimo trabalho, seria muito bom se houvessem mais sites com esse tipo de conteúdo.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: